Quadrilha reúne mais de 400 pessoas para dançar nas ruas

Rua cheia para receber a alegria do grupo
Ascom/Wagnevilton Ferreira

Com proporções gigantescas de público e dançando passos conhecidos das quadrilhas tradicionais do Nordeste, a Quadrilha Travação mais uma vez mostrou porque se firmou como um dos maiores e mais tradicionais eventos juninos de Canavieiras. Com a participação de mais de 400 pessoas, a homenageada este ano foi a própria Quadrilha Travação, que completou 20 anos de fundação. A apresentação teve como tema “Travação que vai no trá”, em referência ao hit do carnaval baiano de 2016: “Paredão Metralhadora”.

As atividades foram iniciadas com os ensaios, segunda-feira (20), terça-feira (21) e quarta-feira (22), às 19 horas –, em frente ao Mc Vita, quando as pessoas se inscrevem para o desfile. As apresentações aconteceram nos dias 23 e 24, com saída da Praça Maçônica, às 20h30min, percorrendo a  avenida Octávio Mangabeira (Rua 13), até chegar na praça 25 de maio (Mc Vita).

Considerada uma das maiores quadrilhas do mundo, a Quadrilha Travação tem como diferencial ser puxada por um trio elétrico. A organizadora da Quadrilha Travação, a artista musical e educadora Duda Ribeiro explica que a quadrilha é aberta ao público e para participar, basta a pessoa comparecer vestida com trajes juninos e uma doar um quilo de alimento. “Este ano pedimos, também, agasalhos ou cobertores. Como sempre, superamos as expectativas e vamos poder ajudar muita gente”, comentou.

Segundo Duda Ribeiro, outra particularidade da Quadrilha Travação é que enquanto a primeira apresentação é convencional, na noite seguinte, o casal troca de vestimenta. O homens vestidos de mulher e mulheres com visual masculino – a chamada “Noite das Mocreias”. Durante todo o percurso, os 200 pares recebiam água mineral e refrigerantes.

Uma novidade desta edição foi a captação de imagens e filmes por equipamentos “drones”, para ficar como registro histórico. “Sempre inovamos e este não poderia ser diferente, por ser uma data histórica em que completaremos 20 anos de avenida”, concluiu Duda Ribeiro. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Canavieiras e comércio local.

Arraiás” - A tradição das festas juninas em Canavieiras também foi mantida com os festejos nos muitos “arraiás” implantados em diversos bairros da cidade e no interior. Um deles foi o do bairro Birindiba, criado pela Associação de Moradores daquele bairro, que apresentou diversas atrações nas noites de sexta-feira, sábado e domingo.

No bairro da Atalaia, as barracas de comidas e bebidas típicas armadas para a festa de Santo Antônio não chegaram a ser desmontadas e continuaram com os festejos juninos. Na quinta-feira (23), o “arráia” da Atalaia foi animado pelas Bandas Xote dos Meninos e Maria Bretheira; na sexta-feira (24) e no domingo (26), se apresentou a Banda Risco de Amar. Nem mesmo a chuva que se abateu na cidade desanimou os forrozeiros.